top of page
Foto do escritorRobinson Freitas | Agência Quartz

O que é um site institucional?

Atualizado: 11 de fev. de 2022

O site institucional é o seu cartão de visita online! Diferente do e-commerce, que foca na venda online de produtos ou serviços, o site institucional foca no relacionamento com o cliente, e também é uma forma prática e eficiente de apresentar sua empresa e seu ramo de atividade.

Ele possibilita a apresentação dos seus produtos ou serviços de forma dinâmica, facilitando a captação de novas oportunidades de negócio. Outra vantagem é que, por ser online, permite a divulgação da sua empresa para todo o mundo.

Segundo os dados coletados em dezembro de 2015, que fazem parte do relatório State of Connectivity 2015: A Report on Global Internet Access, atualmente 3,2 bilhões de pessoas tem acesso à internet no mundo, esse número representa aproximadamente 46% da população mundial, e a tendência é que ele cresça cada vez mais. É um número que impressiona, não é?

E para melhorar, uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International apontou que 92% dos usuários de internet pesquisam sobre a empresa, seus produtos e serviços antes de comprar ou contratar.

É por esse motivo que, hoje em dia, toda empresa precisa de um site para estar realmente conectada com o mundo e ser vista por aí.

O site institucional passa credibilidade, facilita a comunicação entre "empresa x cliente" e melhora a percepção de valor do seu consumidor em relação aos seus produtos e serviços.

Sem a opção de venda online, ele apresenta seus produtos e serviços, bem como a sua empresa, missão e valores e disponibiliza uma forma rápida e prática de comunicação entre a empresa e o cliente, através de e-mail, telefone ou redes sociais.

QUAIS INFORMAÇÕES PRECISO DIVULGAR EM UM SITE INSTITUCIONAL?

Confira as informações básicas que seu site institucional precisa ter:

  • Quem somos: Publique informações sobre a empresa, trajetória, equipe, prêmios de reconhecimento e outras informações que possam comprovar a estrutura sólida do seu negócio;

  • Clientes: Divulgue os clientes já atendidos, seus depoimentos e cases de projetos elaborados. Esta é uma das formas de transmitir credibilidade ao cliente, pois quando ele identifica empresas ou pessoas conhecidas utilizando seus produtos ou serviços, ele sente confiança no trabalho desenvolvido por sua empresa;

  • Serviço ou Produto: Para que o cliente tenha uma noção de como é seu produto ou como é executado o seu serviço, descreva-os com detalhes, dê exemplos, mostre benefícios, imagens, vídeos e também depoimentos. Quanto mais informações, maior será o entendimento do seu público sobre o que você vende ou faz;

  • Blog/Notícias: O Blog dá credibilidade ao seu negócio, pois é através dele que você publica artigos referentes ao seu ramo de atividade, e consegue mostrar o nível de conhecimento técnico do produto ou serviço que sua empresa está vendendo. Ele também estimula o acesso constante ao seu website e auxilia no posicionamento do seu site nos sites de busca, como o Google.

RECURSOS QUE ENRIQUECEM O SITE E AJUDAM NA CAPTAÇÃO DE NOVOS CLIENTES

Se o objetivo do site é captar novos clientes, aproveite para utilizar os recursos abaixo, eles ajudarão bastante neste processo:

  • Formulário de orçamento: O cliente interessado em seu serviço preenche um formulário com os dados cadastrais e também define as necessidades e expectativas que ele tem em relação à sua empresa. Os dados são recebidos por você e poderão ser trabalhados de diferentes maneiras, como: por e-mail, um telefonema ou o agendamento de uma reunião presencial.

  • Opt-in de e-mails: Colocar um recurso para captação de e-mail dos usuários é ideal quando sua empresa envia novidades, promoções e artigos por e-mail ao cliente. É uma ação que gera envolvimento tanto para novos clientes, quanto para clientes antigos;

  • Suporte multilínguas: Amplie suas oportunidades de negócio disponibilizando informações da sua empresa em outros idiomas;

  • Otimização para Smartphone: Aproximadamente 70% dos usuários de internet estão online através de seus smartphones e tablets, por isso, este formato, que chamamos de "site responsivo", possibilita que o cliente navegue facilmente pelo seu site através desses dispositivos.

ATUALIZAÇÃO DO SITE

O site institucional não demanda tantas atualizações quanto um e-commerce, porém, é extremamente importante que todas as informações, tais como: endereço, telefones, e-mail, preços, produtos e serviços, entre outras, estejam atualizadas de acordo com as mudanças ocorridas. Dessa forma, o cliente sentirá que a empresa se preocupa em deixá-lo atualizado e isso passa credibilidade e segurança também.

Esse artigo foi útil?

Deixe seu comentário e sugestões! Precisa de um site institucional para a sua empresa? Nós podemos te ajudar! Será um prazer participar das suas conquistas!

Grande abraço da Equipe Quartz!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page